Postagens populares

sábado, 11 de janeiro de 2014

Delphi Morreu?

O Delphi existe há duas décadas e, até há poucos anos, comovia milhares de jovens estudantes de programação, que se tornaram especialistas nesta linguagem. Nos últimos anos, no entanto, a linguagem Delphi perdeu espaço no mercado de trabalho, especialmente para a tecnologia Java, distribuída sob a licença de software livre pela Sun. Novos profissionais na área de TI e até mesmo desenvolvedores experientes questionam a necessidade de estudar a recém-lançada versão do Delphi.
De acordo com Dormevilly Tertius, diretor técnico da desenvolvedora Embarcadero, empresa responsável por fomentar o Delphi no Brasil, as últimas versões da ferramenta ganharam novos recursos que recolocam os especialistas em Delphi entre os mais desejados do mercado. Entre as novas características está, por exemplo, a possibilidade de compilar aplicações construídas em Delphi para rodar no formato app. No momento, só é possível compilar um código Delphi para iOS, mas, assegura a Embarcadero, em breve será possível também fazê-lo para iOS. Nesse sentido, saber Delphi pode impulsionar a carreira de programadores de olho no ascendente mercado de aplicações móveis.
Segundo o diretor técnico da desenvolvedora Embarcadero, o diferencial na última versão do Delphi é a possibilidade de a ferramenta de desenvolvimento ser a única no mercado que consegue criar aplicações para iOS além do XCode, SDK (plataforma de desenvolvimento) fornecido pela Apple e compatível apenas com equipamentos fabricados pela maçã.
Já para Android, o diferencial será a possibilidade de usar o mesmo código-fonte da aplicação para diferentes sistemas operacionais. O Delphi será responsável por compilar o aplicativo de acordo com a necessidade do desenvolvedor. A atualização que incluirá Android (e talvez Windows Phone) está prevista para o segundo semestre de 2013.
Além do promissor mercado móvel, diz Tertius, empresas com sistemas criados em Delphi e dependentes desta tecnologia, pagam salários de até 6 mil reais para analistas programadores. Os nichos criados pela tecnologia oferecem ainda um bom filão de mercado para desenvolvedores, argumenta o diretor da Embarcadero.
Antônio Júnior, engenheiro de suporte da desenvolvedora Liferay Brasil, lembra que o Delphi ainda é muito usado em projetos de aplicações para web. “Alguns grupos de desenvolvedores anunciaram a morte do Delphi no passado. Mas vale lembrar que esta ferramenta de desenvolvimento está entre as 15 linguagens mais usadas do mercado mundial, de acordo com o índice Tíobe. No Brasil, o Delphi aparece na lista das 10 ferramentas de desenvolvimento mais populares, segundo o site especializado APInfo”, comenta Júnior.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário